quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Introdução ao Tema




“Marginal, são como os chamam, aqueles que vagam nas ruas, aqueles que não têm nada...e esse é o termo correcto, mas não da maneira que se pensa comummente. Marginal significa o excluído, o marginalizado, ou seja, aquele que foi colocado à margem... e o que a História deste nosso país nos mostra?”

(http://rotineiroambulante.blogspot.com/2007/08/histria-da-marginalizao.html)


A realidade da marginalização social é de tal maneira vasta que um ano inteiro não chegaria para explorar quase nada deste universo, ficaríamos muito aquém do que seria desejável. Por estes mesmos motivos preferimos ficar apenas com um pequeno, mas ainda assim vasto, grupo de marginalizados que se encontram localizados dentro do universo da marginalização social.
Inicialmente surgiu a ideia de fazermos um trabalho baseado nas crianças, mas depois de uma reflexão pensámos que um trabalho sobre marginalização seria mais abrangente. Dentro da marginalização considerámos os presidiários como sendo um grupo que deveria ser abordado, pois mesmo dentro da marginalização estes são marginalizados e é uma realidade muito actual. Ponderámos também a junção de mais dois sub temas: a cegueira/surdez e mães adolescentes.
Vimos que com o sub tema cegueira/surdez não tínhamos muito conteúdo, e assim introduzimos a parte inicial de trabalhar o tema crianças em risco.

1 comentário:

Bruno Alves disse...

venho aqui deixar o meu comentário a um blog que na minha opinião está muito fixe mesmo, aborda um tema que muita gente prefere ignorar a falar nele, mas não é por não falarmos nas coisas que os problemas deixam de existir, por isso deixo aqui o meu apelo por um mundo melhor, todos diferentes, todos iguais, todos temos os mesmos direitos..e façam assim um mundo melhor